terça-feira, 22 de maio de 2012

Theraphosa blondi

 
Apresentação:
Esta espécie é considerada a maior aranha do mundo, como o próprio nome diz, originaria da região amazônica do Brasil, Guiana, Suriname e Venezuela. Com crescimento muito rápido, chegam facilmente a 28 centímetros, sendo que existem relatos de animais com até 40 cm. Seu veneno pode causar vômitos e febre, segundo pesquisei, não devido a uma atividade forte no ser humano, mas sim, devido a esta espécie injetar grandes quantidades de peçonha em cada picada, mas de qualquer forma, é bom evitar a manipulação.
 
Comportamento:
Agressiva, com pêlos urticantes bem irritantes na região do abdômen, com hábito terrestre/ errante,  estridulam,  emitindo um barulho ao se sentirem ameaçadas. 
 
Temperatura entre 24ºC e 29ºC e humidade entre 80% e 90%.
 
Tempo de Vida:
Cerca de 10 anos ( há relatos de mais de 20 anos para fêmeas)
 
Tamanho:
Podem passar dos 30 cm.
 
Alimentação:
Comem normalmente insetos como grilos, gafanhotos, baratas, mas podem comer pássaros, pequenos roedores, lagartos, sapos, algumas cobras e também têm comportamento canibalístico, comer outras aranhas.
 
Terrário:
60 x 45 x 40cm no mínimo, sendo 80 x 45 x 40 cm (comprimento x altura x largura) o ideal à (1m x 45 x 50cm). 
 
Substrato: predominantemente terra vegetal, um pouco de casca de pinus e pó de coco, com uma toca grande. O substrato deve ter cerca de 15cm de profundidade, pois esta gosta de escavar.